terça-feira, 4 de junho de 2013

População Brasileira

População Brasileira

     A população brasileira é bem diversificada, tendo uma cultura bem variadas, pelas varias influências que recebeu ao decorrer da sua historia.                                

O esforço de se contar a população de um determinado lugar já é realizado desde a antiguidade. Atualmente todo país deve fazer o levantamento de informações sobre a sua população, com o levantamento da população se faz a classificação dos países em:

* Mais desenvolvidos: possuem um conhecimento bastante preciso sobre o tamanho e a estrutura da sua população.
*Menos desenvolvidos: não conhece precisamente o número de pessoas que formam o seu povo e não dispõe de técnicas ou de recursos para produzir dados estatísticos confiáveis.

Existem organizações responsáveis por organizar os dados fornecidos pelos países e divulgar informações, podendo citar a ONU(Organização das Nações Unidas), que é constituída por vários tipos de representações como: a OMC(Organização Mundial do Comércio) que regula o comércio entre os países, UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que promove políticas para amparar as crianças e a PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano pelo mundo. No Brasil o órgão responsável por elaborar os dados demográficos do país é o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A população absoluta se refere ao número total de habitantes de um determinado lugar, ela cresce em função da: taxa de natalidade (nascimentos), e da taxa migratória (migrações).
O crescimento vegetativo de uma população se resulta da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, em alguns casos a taxa de mortalidade e maior que a taxa de natalidade tornando o crescimento vegetativo negativo.
As migrações levam tanto ao crescimento quanto à redução da população sendo classificada em:
*Emigração: saída de pessoas (emigrantes).
*Imigração: chegada de pessoas vindas de outros lugares (imigrantes).

 Existem também outros tipos de migração como:

 *Êxodo rural: migração da área rural para a área urbana.
*Êxodo urbano: migração da área urbana para à área rural.
*Sazonal: migração de uma região à outra, principalmente por condições climáticas.
*Pendular: migração de ida e volta todos os dias de uma cidade à outra.
*Forçada: migração por epidemias e/ou guerras. 

Outro conceito usado é a densidade demográfica (ou população relativa) que se divide a área pelo numero total de pessoas, e se terá a distribuição das pessoas dentro de um determinado território, há também o conceito superpovoamento que se associa às condições socioeconômicas que a população apresenta em determinada localidade.

Densidade demográfica do Brasil

Fonte da imagem: www.infoescola.com 

A expectativa de vida ao nascer é um dado utilizado para medir o nível de desenvolvimento humano e a qualidade de vida que estima-se na população. Nesse caso quanto maior é o desenvolvimento de um país , maior deverá ser a expectativa de vida da sua população.

Expectativa de vida do Brasil


Fonte da imagem :www.pensevestibular.com.br

O Brasil recebeu a contribuição de vários países, tendo como base da população os indígenas, portugueses e africanos, recebendo outros imigrantes principalmente da Europa, proporcionando uma maior versatilidade cultural, tendo entre os países que contribuíram para a formação brasileira os Açorianos e Portugueses, Alemães, Italianos, Sírios e Libaneses e os Japonese.
 A população brasileira sofreu alterações no seu tamanho, estrutura e distribuição territorial. No inicio do século XIX o Brasil se concentrava com poucas zonas urbanas, a população era menor que a atual, as famílias viviam longes umas das outras trabalhando com atividades agropecuárias, a maior parte da população se concentrava nas zonas rurais. A partir do século XX, teve redução da população rural e o aumento na população urbana (êxodo rural) devido ao aumento da industrialização. Essa migração vem aumentando de ano em ano. 

Êxodo Rural (resultado estimado)

Fonte da imagem: educacao.uol.com.br

Com o aumento industrial ouve uma modernização  no meio agrícola, com máquinas com preços mais acessível  e esses recursos passaram a ser utilizados cada vez mais, que levou a redução nos postos de trabalho no campo, fazendo com que as famílias migrassem da área rural para a urbana, mais as cidades não comportaram a chegada de muitos imigrantes vindos do interior, e muitas famílias tiveram que se abrigar em moradias impróprias como em encostas e várzeas, em alguns casos construídas sem projetos sem coleta de esgoto, serviço de água ou fornecimento de energia elétrica, formando o que hoje conhecemos como os cortiços ou favelas. 







Um comentário:

  1. Sr. Pedro y su compañía de préstamos fue absolutamente genial para trabajar. fue extremadamente claro, minucioso y paciente mientras guiaba a mi esposa y a mí a través del proceso del préstamo. también fue muy puntual y trabajó arduamente para asegurarse de que todo estuviera listo antes de cerrar el préstamo. el Sr. pedro es un oficial de préstamos que trabaja con un grupo de inversionistas que nos ayudan a obtener fondos para comprar nuestra nueva casa, puede comunicarse con él si desea obtener un préstamo a una tasa baja y asequible de 2 rio envíele un correo electrónico a . pedroloanss@gmail.com o chat de whatsapp: + 1-863-231-0632

    ResponderExcluir

Nome: ( Não é obrigatorio)
Opnião: