Sociedade e Política
Durante a segunda metade do século XX ocorreu a industrialização brasileira, em que houve um grande impacto no modo de vida da população brasileira, não só no meio rural e urbano mais também na maneira de se viver, trabalhar, consumir novos produtos etc, teve grande influência para definir o país que habitamos hoje.
Na metade do século XX, ocorreu diversas transformações políticas e econômicas, fator importante para a formação da sociedade, aumentando o crescimento industrial, o consumo e a forma de viver da população.
No decorrer dos anos de 1964 à 1985 se desenvolveram vários projetos que correspondem hoje à integração do território nacional, como a ampliação da malha rodoviária e a criação da Zona Franca de Manaus. Nesse período o país estava sobre ditadura militar, onde a sociedade não tinha participação política, somente as pessoas que estavam próximas ao poder que tinham esse direito como os generais e os militares.
Nessa época o governo brasileiro contraiu muitas dívidas financeiras internacionais e o dinheiro foi aplicado em grandes obras de infraestrutura, tendo um período de grande crescimento da economia que foi chamado de "MILAGRE ECONÔMICO". No final da década de 1970 e início de 1980, o país apresentou baixos índices de crescimento da economia. Em 1985 depois de mais de 20 anos de ditadura militar, teve o fim do regime com a posse do 1º presidente civil José Sarney , que teve como principal característica a alta inflação, que possibilitou baixa economia, marcando a década como "DÉCADA PERDIDA". Já na decada de 1990 houve a privatização de varias empresas estando entre elas as telecomunicações e a geração e destribuição de energia.
Serviços que são de interesse da coletividade e da população em geral, são denominados "SERVIÇOS PÚBLICOS". Os principais serviços públicos são: os transportes, fornecimento de energia, de água tratada, coleta de esgoto, de comunicação, de segurança, de saúde e educação. Esses serviços são fundamentais para o bem estar da população, para isso foram criadas as Agências Reguladora, tendo maior controle e fiscalização desses serviços. Sendo elas:
SERVIÇOS PÚBLICOS E AS AGÊNCIAS REGULADORAS
Serviços que são de interesse da coletividade e da população em geral, são denominados "SERVIÇOS PÚBLICOS". Os principais serviços públicos são: os transportes, fornecimento de energia, de água tratada, coleta de esgoto, de comunicação, de segurança, de saúde e educação. Esses serviços são fundamentais para o bem estar da população, para isso foram criadas as Agências Reguladora, tendo maior controle e fiscalização desses serviços. Sendo elas:
Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)
Agência Nacional do Petróleo (ANP)
Agência Nacional de Enegia Elétrica (Aneel)
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Agência Nacional das Águas (ANA)
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq)
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Agência Nacional de aviação civil (Anac)
No Brasil está presente também os indicadores socioeconômicos que representam a realidade social e econômica de uma região, estado ou um país. Tais indicadores são importantes pelo fato de darem maior disponibilidade dos dados de cada região, dessa forma se determinando o nível de desenvolvimento de cada país e podendo ter melhores condições de vida da população. Como exemplos de indicadores socioeconômicos temos:
* Taxa de Mortalidade infantil: é um indicador muito importante, pois reflete as condições socioeconômicas e de infraestrutura do país. Se relaciona ao número de crianças que morrem antes de 1 ano de idade.
Fonte: salacristinageo.blogspot.com
* Taxa de Alfabetização: é um indicador responsável por indicar o percentual da população que sabe ler e escrever.
Fonte:www.scp.rs.gov.br
* Renda Per Capita: é o indicador responsável por indicar os dados econômicos do país, significa Produto Interno Bruto, que para ser definido se divide o valor do seu PIB pelo número total de sua população.
* Expectativa de vida ao nascer: é o indicador responsável por indicar a expectativa de vida de cada pessoa sabendo assim a qualidade nas áreas da saúde em um país.
Fonte:scielo.iec.pa.gov.br
O Brasil é dividido em setores:
*Primarios: São aqueles responsáveis pela: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
*Secundários: São os responsáveis em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc).
*Terciários: São responsáveis pelos serviços prestados como: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática,
seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação,
turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
O Brasil é um país dimensional mais que passa por diferenças sociais internas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nome: ( Não é obrigatorio)
Opnião: